O Corpo em Terapia
Grounding

Grounding significa aterramento, estar sobre os próprios pés, com seus sentimentos. É a base da Bioenergética, é a "base" da boa saúde, centramento, equilíbrio e consciência emocional.

A base da terapia bioenergética está fundamentada nos conceitos de saúde vibrante, grounding, respiração, carga e descarga de energia, e do movimento livre e espontâneo.

Compreendendo a personalidade, a qualidade dos relacionamentos, os processos de pensamento e a sexualidade, em função dos processos energéticos. A abordagem tem como ponto de partida o trabalho corporal, buscando a integração entre corpo e mente. 

Frequentemente, nós cristalizamos a nossa forma de ser, e de perceber o mundo. A neurose se configura naquilo que não se atualiza, que não está em contato com a qualidade da experiência direta do aqui e agora. Assim os nossos hábitos constituem padrões fixos de repetições, que também se estendem ao nível corporal, gerando rigidez e obstruções físicas e energéticas, limitando a nossa forma de ser e estar no mundo.

 

A Bioenergética visa um trabalho consciente com esses hábitos, através da consciência corporal, massagem, respiração, e movimentos corporais expressivos associados ao trabalho terapêutico, ampliando e aprofundando a experiência emocional através do corpo e na relação terapêutica.

 

Mesmo pessoas sem nenhuma queixa poderão obter, com a terapia bioenergética, uma maneira satisfatória para resolver momentos de crise pessoal, aprofundar o autoconhecimento ou liberar sua experiência em direção à alegria e à criatividade.